SUBSISTEMA EDUCACIONAL DO ENTRONCAMENTO DE VALENÇA
ESCOLA MUNICIPAL : __________________________________________
EDUCANDO (A ):_______________________________________________
EDUCADOR :___________________________________________________
DATA:_____/____/_______ SÉRIE/ ANO: _______________VALOR: 4,0
AVALIAÇÃO GLOBALIZADA DE GEOGRAFIA/ HISTÓRIA – IV UNIDADE
Valença é um município brasileiro do estado da Bahia. Sua população estimada em 2011 era de 89 509 habitantes. Possui uma área de 1195,65 km². Valença é muito visitada principalmente por ser o principal acesso a Ilha de Tinharé, turisticamente famosa pelo povoado de Morro de São Paulo, mas também pela bela praia do Guaibim com o seu extenso areal, localizada a cerca de 10 km da sede do Município. Da sua atividade econômica destaca-se a produção de camarão em cativeiro, de que é o principal produtor da Bahia, e a cultura e beneficiamento de cravo da Índia, pimenta do reino e de azeite de dênde. Municípios limítrofes: Laje, Jaguaripe, Taperoá, Cairu, Mutuípe e Presidente Tancredo Neves.Praia da Ponta do Curral/ Praia de Guaibim / Praia de Guaibizinho / Praia de Taquari / Praia de Atracadouro
1) Assinale a alternativa correta, de acordo com a leitura do texto acima:
a) Atualmente a população de Valença é:
( ) 87.603 habitantes
( ) 89 509 habitantes
( ) 89.603 habitantes
( ) 87.606 habitantes
b) Ilha turisticamente famosa é:
( ) Gamboa
( ) Ponta do Curral
( ) Boi Peba
( ) Morro de São Paulo
c) A atividade econômica que se destaca é:
( ) produção de camarão em cativeiro
( ) criação de bovinos
( ) produção cacaueira
( ) produção de seringueira
d) Na cultura de benefeciamento cultiva – se:
( ) cravo da Índia, pimenta do reino e de azeite de dênde
( ) feijão, milho e mandioca
( ) cacau, guaraná e pimenta
( ) abacaxi, laranja e limão
e) Municipios que fazem divisa são:
( ) Laje, Jaguaripe, Taperoá, Cairu, Mutuípe e Presidente Tancredo Neves.
( ) Nazaré, Nilo Peçanha e Gandu
( ) Gandu, Santo Antonio de Jesus e Varzedo
( ) Camamu, Nilo Peçanha e Taperoá
2) Complete as frases abaixo com as palavras em destaque, deixando as afirmações verdadeiras:
Bandeira do Brasil - Armas Nacionais - Selo Nacional - Hino Nacional
a) A ___________________________ foi criada em 19 de novembro de 1889.
b) As___________________________ representam a glória, a honra e a nobreza do Brasil.
c) O ___________________________ sua finalidade é a autenticação dos documentos oficiais.
d) O ______________________tem a letra de Joaquim Osório Duque Estrada e música de Francisco Manuel da Silva.
3) Leia o texto a seguir:
O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro no Brasil e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A semana dentro da qual está esse dia recebe o nome de Semana da Consciência Negra. A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. O Dia da Consciência Negra procura ser uma data para se lembrar a resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte de africanos para o solo brasileiro (1594).
a) Conforme o texto que acontecimento é celebrado em 20 de novembro?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b) Nesse dia somos chamados a fazermos uma reflexão voltada para o que ?
_______________________________________________________________________________________
c) Que outro acontecimento importante ocorreu nesse ia para que fosse homenageada?
__________________________________________________________________________________________________________________________________ ____________________________________________
4) Numere a segunda coluna de acordo, com as informações contidas na primeira coluna, tornando as afirmativas verdadeiras.
( 1 ) Ramiro José Campelo Queiroz
( 2 ) Adriana Sousa da Silva
( 3 ) 10 de Novembro
( ) Secretária de educação de Valença
( ) Emancipação Política de Valença
( ) Prefeito de Valença
ESCOLA MUNICIPAL___________________________________
PROFESSOR:_________________________________________
ALUNO:______________________________________________
DATA:______/____/___ SÉRIE:__________TURNO:__________
AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM - LÍNGUA PORTUGUESA - 3ª SÉRIE - IV UNIDADE
Entao É Natal
Simone
Então é natal, e o que você fez?
O ano termina, e nasce outra vez.
Então é natal, a festa Cristã.
Do velho e do novo, do amor como um todo.
Então bom natal, e um ano novo também.
Que seja feliz quem, souber o que é o bem.
Então é natal, pro enfermo e pro são.
Pro rico e pro pobre, num só coração.
Então bom natal, pro branco e pro negro.
Amarelo e vermelho, pra paz afinal.
Então bom natal, e um ano novo também.
Que seja feliz quem, souber o que é o bem.
Então é natal, e o que a gente fez?
O ano termina, e começa outra vez.
E entao é natal, a festa Cristã.
Do velho e do novo, o amor como um todo.
Então bom natal, e um ano novo também.
Que seja feliz quem, souber o que é o bem.
Harehama, Há quem ama.
Harehama, ha...
Então é natal, e o que você fez?
O ano termina, e nasce outra vez.
Hiroshima, Nagasaki, Mururoa ...
INTERPRETAÇÃO TEXTUAL
1) Após leitura do texto/ música responda as questões abaixo:
a) De que fala o texto/ música?
__________________________________________________________________________________________________________________________________
b) Quandao comemoramos o nascimento de Cristo?
__________________________________________________________________________________________________________________________________
c) Quem escreveu o texto/ música?
__________________________________________________________________________________________________________________________________
PARTE GRAMATICAL
1) Leia as palavras abaixo, e em seguida complete os espaços dando sentido as frases.
a) Com medo do cachorro __________________ o muro.
b) Maria __________________ na Boate Space Dance todos os dias.
c) O motorista _____________________ em alta velocidade e ________________ no córrego.
d) O professor ________________ um grave acidente e _______________ o braço.
e) ______________ a noite inteira.
f) Na madrugada _______________ bastante.
2) Numere a 2ª coluna de acordo com a 1ª primeira dando sentido as frases.
( 1 ) ordinal ( ) dois, três
( 2 ) cardinal ( ) um meio, um terço
( 3 ) fracionários ( ) dobro, triplo
( 4 )multiplicativos ( ) primeiro, segundo
3) Leia as frases a seguir e circule os pronomes existentes.
a) O Senhor João está doente.
b) Meu pai é irmão do seu.
c) Vossa Majestade, precisa de súditos?
d) Você está atrasado para a reunião do colégio.
4) Conjugue os verbos abaixo nos tempo indicado.
Amar
Presente Passado Futuro
Eu
Tu
Ele
Nós
Vós
Eles
Receber
Presente Passado Futuro
Eu
Tu
Ele
Nós
Vós
Eles
Dividir
Presente Passado Futuro
Eu
Tu
Ele
Nós
Vós
Eles
5)
5
55
5) Complete os espaços abaixo com os pronomes em destaque afim de dar sentidos as frases.
a) _________________ caderno tem mais páginas que o seu.
b) _______________ pais chegaram hoje.
c) ________________ primos são muitos educados.
d) ____________! Como estou atrasado.
ESCOLA MUNICIPAL:________________________________
PROFESSOR:______________________________________
ALUNO:__________________________________________
DATA:______/____/___ SÉRIE:_________TURNO:________
AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM -CIÊNCIAS – 3º SÉRIE - IV UNIDADE
1) Com base, no que estudamos responda as questões abaixo:
a) Em qual estação do ano nó estamos?
___________________________________________________________
b) Qual será a próxima estação doa não que iremos entrar?
___________________________________________________________
c) E quais são as estações do ano?
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2) Pense e responda corretamente:
a) Os órgãos que ficam na cabeça são?
______________________________________________________________________________________________________________________
b) No tórax. Que órgãos nós temos?
______________________________________________________________________________________________________________________
c) Os intestinos, os rins, as pâncreas e bexiga ficam em que parte do corpo?
______________________________________________________________________________________________________________________
d) Também chamados de membros inferiores e superiores, quem são?
______________________________________________________________________________________________________________________
3) Assinale (V) se for verdadeira e (F) se for falso.
( ) Através do olfato sentimos o sabor das coisas
( ) O paladar é responsável pelo sentimento do sabor dos alimentos que ingerimos.
( ) Sentimos o cheiro que está em nossa volta por meio do olfato.
( ) Pela audição ouvimos sons e ruídos do meio q nos cerca.
( ) Os olhos são os órgãos responsáveis pela visão.
4) Numere a Segunda coluna, conforme informações contidas na Primeira coluna, a fim das afirmativas tornarem verdadeiras.
( 1 ) Primavera ( ) estação fria e chuvosa
( 2 ) Verão ( ) estação em que há muitas frutas
( 3 ) Outono ( ) estação em que as pessoas usam roupas leves
( 4 ) Inverno ( ) estação em que a natureza fica florida
5) Como é composto (dividido) o Corpo Humano?
____________________________________________________________________________________________________________________________
ESCOLA MUNICIPAL:________________________________
PROFESSOR:______________________________________
ALUNO:__________________________________________
DATA:______/____/___ SÉRIE:_________TURNO:________
AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM - GEOGRAFIA - 3ª SÉRIE - IV UNIDADE
1) Leia as palavras em destaque e em seguida, complete as lacunas abaixo tornando as afirmativas verdadeiras:
a) ___________________________ é a compra, troca ou venda de ________________________________.
b) ____________________ é a atividade de transformação de produtos naturais.
c) __________________ é a representação de lugar, cidade e país.
d) O ____________________ é formado pelas zonas Urbana e rural.
e) As pessoas que moram no município pagam __________________ sobre as mercadorias comercializadas.
2) Numere a Segunda coluna de acordo, com as informações contidas na primeira coluna.
( 1 ) Placas ( ) Indicam por onde as pessoas devem atravessar.
( 2 ) Os Sinais ( ) orienta e pune os pedestres e motorista infratores.
( 3 ) Faixa de Pedestre ( ) são sinais de trânsito que orienta pedestres
e motoristas.
( 4 ) Trânsito ( ) movimento constante de pedestres, veículos e
animais.
( 5 ) Guarda de Trânsito ( ) orientam os pedestres e os motoristas.
3) Observe o semáforo abaixo, e complete as lacunas abaixo:
___________ pare.
___________atenção.
___________siga.
4) Numere a Segunda coluna de acordo, com as informações contidas na Primeira coluna, tornando as afirmativas verdadeiras.
( 1 ) Ramiro José Campelo Queiroz
( 2 ) Adriana Sousa da Silva
( 3 ) Mario César Ferreira dos Santos
( 4 ) 10 de Novembro
( ) Secretária de educação de Valença
( ) Emancipação Política de Valença
( ) Vice _ Prefeito de Valença .
( ) Prefeito de Valença
ESCOLA MUNICIPAL:________________________________
PROFESSOR:______________________________________
ALUNO:__________________________________________
DATA:______/____/___ SÉRIE:_________TURNO:________
AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM - HISTÓRIA - 3ª SÉRIE - IV UNIDADE
1) Numere a Segunda coluna, conforme informações contidas na Primeira coluna, a fim das afirmativas tornarem verdadeiras.
( 1 ) Verde ( ) representa nosso céu
( 2 ) amarelo ( ) representa nossos campos, nossas matas
( 3 ) azul ( ) representa a paz . Paz é fundamental.
( 4 ) branco ( ) representa nossas grandezas e riquezas.
2) No dia 19 de novembro é comemorado o Dia da Bandeira Nacional, com base nessa afirmação responda:
a) Quem assinou o Decreto de Criação da Bandeira Nacional e dos demais símbolos nacionais?
______________________________________________________________________________________________________________________
b) O que representa cada uma as 27 estrelas contidas na Bandeira Nacional?
______________________________________________________________________________________________________________________
c) Quais as cores da Bandeira Nacional?
______________________________________________________________________________________________________________________
3) Quais são os símbolos nacionais que representam a nossa nação?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4) Leia as alternativas a seguir, e responda (V ) para verdadeira e (F ) para falsa.
( ) Proclamação da República, aconteceu em 07 de Setembro de 1822
( ) 20 de Novembro – Dia da Consciência Negra
( ) Zumbi dos Palmares, foi o responsável pelo surgimento do Dia da Consciência Negra.
( ) Nosso primeiro símbolo Nacional foi a Bandeira.
( ) Dom Pedro I, assinou o Decreto de Criação da Bandeira Nacional
( ) 15 de Novembro de 1889, criação da Bandeira Nacional
ESCOLA MUNICIPAL________________________________
PROFESSOR:______________________________________
ALUNO:__________________________________________
DATA:______/____/___ SÉRIE:_________TURNO:________
AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM - LÍNGUA PORTUGUESA - 3º ANO - IV UNIDADE
Bate O Sino
Simone
Bate o sino pequenino
Sino de Belém,
Ja nasceu o Deus-Menino para o nosso bem.
Paz na terra, pede o sino
Alegre a cantar,
Abençõe Deus-Menino esse nosso lar.
Hoje a noite é bela,
Vamos a capela sob a luz da vela,
Felizes a rezar.
Ao soar o sino, sino pequenino,
Vai o Deus-Menino, nos abençoar.
Bate o sino pequenino,
Sino de Belém,
Ja nasceu o Deus-Menino para o nosso bem. [...]
INTERPRETAÇÃO TEXTUAL
1) Após leitura do texto/ música vamos responder as questões abaixo:
a) De quem fala o texto/ música?
_________________________________________________________________
b) Quandao comemoramos o nascimento de Cristo?
________________________________________________________________
c) Quem escreveu o texto/ música?
________________________________________________________________
PARTE GRAMATICAL
2) Complete as frases abaixo com os pronomes em destaque a fim de dar sentido as frase:
a) _________fomos ao teatro assisti um grande espetáculo:
b) ________comprou um lindo presente.
c) ________ganhei um boquet de flores.
d) ______ tens talento.
3) Leia os verbos em desaque e logo complete as frases a fim de dar sentido a elas.
a) O menino ____________________de medo do Pit bul.
b) Maria _________________todos os dias na Space Boy Boate.
c) Marcos _______________estuda para as provas finais.
d) O motorista ________________ em alta velocidade, afim de não chegar atrasado.
e) Fábio _________________ uma linda canção para sua amada.
f) As crianças ______________________a linda apresentação dos colegas.
g) Todos ____________________ o muro.
4) Leia as palavras abaixo, e em seguida separe as sílabas:
Macaco __________________ Banana ____________________________
Bolo_____________________ Casa_______________________________
Escola___________________ Mamão_____________________________
Dia _____________________ Hora ______________________________
5) Complete espaços abaixo com os numerais em destaque a fim de dar sentidos
a) Marcelo passou em _____________ lugar no concurso.
b) Nosso time marcou __________________gols e venceu o campeonato.
c) Marta recebeu um __________________ do salário do mês.
d) O jornaleiro entregou _______________jornais.
e) Maria foi a _______________________ colocada nas Olimpíadas da Leitura.
ESCOLA MUNICIPAL:________________________________
PROFESSOR:______________________________________
ALUNO:__________________________________________
DATA:______/____/___ SÉRIE:_________TURNO:________
AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM - GEOGRAFIA – 3º ANO - IV UNIDADE
1) Pense e responda corretamente:
a) O que é comércio?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b) O que é indústria?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
c) O que é mapa?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2) Leia as palavras em destaque e em seguida, preencha os vazios dando sentido as frases:
Município – Comunidade – Prefeito – Vereadores – Povo – Câmara Municipal – Eleitores
a) O ________________________ é formado pelas zonas Urbana e Rural. Seus moradores formam uma _______________________________.
b) Assim cada município é governado por um __________________________.
c) Os ____________________________ ajudam o prefeito administrar o município.
d) O prefeito, o Vice – Prefeito e os Vereadores, são escolhidos pelo _________________.
e) A ____________________________________ é o local de trabalho dos vereadores.
f) As pessoas que escolhem seus governantes são chamadas de _________________________.
3) Observe o semáforo abaixo, e complete as lacunas abaixo:
___________ pare.
___________atenção.
___________siga.
4) Numere a Segunda coluna, conforme informações contidas na Primeira coluna, a fim das afirmativas tornarem verdadeiras.
( 1 ) Guarda de Trânsito ( ) Indicam por onde as pessoas devem atravessar.
( 2 ) Placas ( ) orienta e pune os pedestres e motorista infratores.
( 3 ) Trânsito ( ) são sinais de trânsito que orienta pedestres e
motoristas. ( 4 ) Faixa de Segurança ( ) movimento constante de pedestres, veículos e
animais.
( 5 ) Os sinais ( ) orientam os pedestres e os motoristas.
ESCOLA MUNICIPAL:________________________________
PROFESSOR:______________________________________
ALUNO:__________________________________________
DATA:______/____/___ SÉRIE:_________TURNO:________
AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM - CIÊNCIAS – 3º ANO - IV UNIDADE
1) Numere a Segunda coluna, conforme informações contidas na Primeira coluna, a fim das afirmativas tornarem verdadeiras.
( 1 ) Primavera ( ) estação fria e chuvosa
( 2 ) Verão ( ) estação em que há muitas frutas
( 3 ) Outono ( ) estação em que as pessoas usam roupas leves
( 4 ) Inverno ( ) estação em que a natureza fica florida
2) Como é composto (dividido) o Corpo Humano?
____________________________________________________________________________________________________________________________
3) Quantos são e quais são os órgãos dos sentidos?
____________________________________________________________________________________________________________________________
4) Relacione a Segunda coluna, conforme informações contidas na Primeira coluna, a fim das afirmativas tornarem verdadeiras
( 1 ) audição ( ) sentimos o cheiro das coisas
( 2 ) olfato ( ) sentimos o sabor dos alimentos
( 3 paladar ( ) vemos tudo que está em nossa volta
( 4 ) tato ( ) sentimos sons
( 5 ) visão ( ) percebemos as formas dos objetos
5) Pense e responda corretamente:
a) Os órgãos que ficam na cabeça são?
______________________________________________________________________________________________________________________
b) No tórax. Que órgãos nós temos?
______________________________________________________________________________________________________________________
c) Os intestinos, os rins, as pâncreas e bexiga ficam em que parte do corpo?
______________________________________________________________________________________________________________________
d) Também chamados de membros inferiores e superiores, quem são?
______________________________________________________________________________________________________________________
ESCOLA MUNICIPAL:________________________________
PROFESSOR:______________________________________
ALUNO:__________________________________________
DATA:______/____/___ SÉRIE:_________TURNO:________
AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM - HISTÓRIA – 3º ANO - IV UNIDADE
1) Leia as alternativas a seguir, e responda (F ) para falsa e ( V ) para verdadeira.
( ) Proclamação da República, aconteceu em 07 de Setembro de 1822
( ) 20 de Novembro – Dia da Consciência Negra
( ) Zumbi dos Palmares, foi o responsável pelo surgimento do Dia da Consciência Negra.
( ) Nosso primeiro símbolo Nacional foi a Bandeira.
( ) Dom Pedro I, assinou o Decreto de Criação da Bandeira Nacional
( ) 15 de Novembro de 1889, criação da Bandeira Nacional
2) No dia 19 de novembro é comemorado o Dia da Bandeira Nacional, com base nessa afirmação responda:
a) Quem assinou o Decreto de Criação da Bandeira Nacional e dos demais símbolos nacionais?
_____________________________________________________________________________________________________________________
b) O que representa cada uma as 27 estrelas contidas na Bandeira Nacional?
______________________________________________________________________________________________________________________
c) Quais as cores da Bandeira Nacional?
______________________________________________________________________________________________________________________
3) Quais são os símbolos nacionais que representam a nossa nação?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4) Numere a Segunda coluna, conforme informações contidas na Primeira coluna, a fim das afirmativas tornarem verdadeiras.
( 1 ) Verde ( ) representa nosso céu
( 2 ) amarelo ( ) representa nossos campos, nossas matas
( 3 ) azul ( ) representa a paz . Paz é fundamental.
( 4 ) branco ( ) representa nossas grandezas e riquezas.
ESCOLA MUNICIPAL________________________________
PROFESSOR:______________________________________
ALUNO:__________________________________________
DATA:______/____/___ SÉRIE:_________TURNO:________
AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM - LÍNGUA PORTUGUESA - 2º ANO - IV UNIDADE
Noite Feliz
Simone
Noite feliz
Noite feliz
Oh, Senhor
Deus de amor
Pobrezinho, nasceu em Belém
Eis na lapa Jesus, nosso bem
Dorme em paz
Oh, Jesus [..]
INTERPRETAÇÃO TEXTUAL
1) Após leitura do texto/ música vamos responder as questões abaixo:
a) De quem fala o texto/ música?
_________________________________________________________________
_________________________________________________________________
b) Quandao comemoramos o nascimento de Cristo?
________________________________________________________________
¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬_________________________________________________________________
¬¬¬¬¬¬¬
d) Quem escreveu o texto/ música?
________________________________________________________________
¬________________________________________________________________
PARTE GRAMATICAL
1) Com base, no estudo do genero do substantivo, leia as palavars abaixo, e em seguida passe – as para o femino.
Macaco________________________________ pai______________________
Homem_______________________________Irmão______________________
Gato ________________________________ tio ______________________
Professor _____________________________avô______________________
Marido _______________________________ Boi______________________
2) Leia as frases abaixo, e em seguida circule os adjetivos existentes nelas:
b) O pai é corajoso e educado.
c) A escola é muito atraente e aconchegante.
d) A Professora faltou a reunião por que estava doente.
e) Hércules venceu a competição porque é forte e determinado.
3) Complete as frase abaixo, colocando – as no aumentativo:
a) Um nariz grande é um ________________________________.
b) Um pai grande é um __________________________________.
c) Uma mulher grande é uma_____________________________.
d) Um fogo grande é um_________________________________.
4) Complete os espaços vazios com os verbos em destaque a fim de dar sentido as frases:
a) Com medo do bandido, _____________________ o muro.
b) _____________ o dedo com a faca de cozinha.
c) O menino caiu e _______________________ o pé.
d) ___________ bem da classe para a direção da escola.
ESCOLA MUNICIPAL:________________________________
PROFESSOR:______________________________________
ALUNO:__________________________________________
DATA:______/____/___ SÉRIE:_________TURNO:________
AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM - CIÊNCIAS – 2º ANO - IV UNIDADE
6) Numere a Segunda coluna, conforme informações contidas na Primeira coluna, a fim das afirmativas tornarem verdadeiras.
( 1 ) Primavera ( )
( 2 ) Verão ( )
( 3 ) Outono ( )
( 4 ) Inverno ( )
7) Com base, no que estudamos responda as questões abaixo:
a) Em qual estação do ano nó estamos?
___________________________________________________________________
b) Qual será a próxima estação doa não que iremos entrar?
___________________________________________________________________
c) E quais são as estações do ano?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
8) Pense e responda corretamente:
a) Os órgãos que ficam na cabeça são?
______________________________________________________________________________________________________________________________________
b) No tórax. Que órgãos nós temos?
______________________________________________________________________________________________________________________________________
c) Os intestinos, os rins, as pâncreas e bexiga ficam em que parte do corpo?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________
d) Também chamados de membros inferiores e superiores, quem são?
______________________________________________________________________________________________________________________________________
9) Assinale (V) se for verdadeira e (F) se for falso.
( ) Através do olfato sentimos o sabor das coisas
( ) O paladar é responsável pelo sentimento do sabor dos alimentos que ingerimos.
( ) Sentimos o cheiro que está em nossa volta por meio do olfato.
( ) Pela audição ouvimos sons e ruídos do meio q nos cerca.
( ) Os olhos são os órgãos responsáveis pela visão.
ESCOLA MUNICIPAL:________________________________
PROFESSOR:______________________________________
ALUNO:__________________________________________
DATA:______/____/___ SÉRIE:_________TURNO:________
AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM - HISTÓRIA – 2º ANO - IV UNIDADE
1) No dia 19 de novembro é comemorado o Dia da Bandeira Nacional, com base nessa afirmação responda:
a) Quem assinou o Decreto de Criação da Bandeira Nacional e dos demais símbolos nacionais?
______________________________________________________________________________________________________________________________________
b) O que representa cada uma as 27 estrelas contidas na Bandeira Nacional?
______________________________________________________________________________________________________________________________________
c) Quais as cores da Bandeira Nacional?
______________________________________________________________________________________________________________________________________
2) Quais são os símbolos nacionais que representam a nossa nação?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________
3) Numere a Segunda coluna, conforme informações contidas na Primeira coluna, a fim das afirmativas tornarem verdadeiras.
( 1 ) Verde ( ) representa nosso céu
( 2 ) amarelo ( ) representa nossos campos, nossas matas
( 3 ) azul ( ) representa a paz . Paz é fundamental.
( 4 ) branco ( ) representa nossas grandezas e riquezas.
4) Leia as alternativas a seguir, e responda (C ) para certa e (E ) para errada.
( ) Proclamação da República, aconteceu em 07 de Setembro de 1822
( ) 20 de Novembro – Dia da Consciência Negra
( ) Zumbi dos Palmares, foi o responsável pelo surgimento do Dia da Consciência Negra.
( ) Nosso primeiro símbolo Nacional foi a Bandeira.
( ) Dom Pedro I, assinou o Decreto de Criação da Bandeira Nacional
( ) 15 de Novembro de 1889, criação da Bandeira Nacional
ESCOLA MUNICIPAL:________________________________
PROFESSOR:______________________________________
ALUNO:__________________________________________
DATA:______/____/___ SÉRIE:_________TURNO:________
AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM - GEOGRAFIA – 2º ANO - IV UNIDADE
1) Observe o semáforo abaixo, e complete as lacunas abaixo:
___________ pare.
___________atenção.
___________siga.
2) Numere a Segunda coluna, conforme informações contidas na Primeira coluna, a fim das afirmativas tornarem verdadeiras.
( 1 ) Guarda de Trânsito ( ) Indicam por onde as pessoas devem atravessar.
( 2 ) Placas ( ) orienta e pune os pedestres e motorista infratores.
( 3 ) Trânsito ( ) são sinais de trânsito que orienta pedestres e
motoristas. ( 4 ) Faixa de Segurança ( ) movimento constante de pedestres, veículos e
animais.
( 5 ) Os sinais ( ) orientam os pedestres e os motoristas.
3) Leia as palavras em destaque e em seguida, complete as lacunas abaixo tornando as afirmativas verdadeiras:
a) ___________________________ é a compra, troca ou venda de __________________________.
b) ____________________ é a atividade de transformação de produtos naturais.
c) __________________ é a representação de lugar, cidade e país.
d) O ____________________ é formado pelas zonas Urbana e rural.
e) As pessoas que moram no município pagam __________________ sobre as mercadorias comercializadas.
4) Numere a Segunda coluna de acordo, com as informações contidas na Primeira coluna, tornando as afirmativas verdadeiras.
( 1 ) Ramiro José Campelo Queiroz
( 2 ) Adriana Sousa da Silva
( 3 ) Mario César Ferreira dos Santos
( 4 ) 10 de Novembro
( ) Secretária de educação de Valença
( ) Emancipação Política de Valença
( ) Vice _ Prefeito de Valença .
( ) Prefeito de Valença
Nenhum comentário:
Postar um comentário