AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM - LÍNGUA PORTUGUESA - 2º ANO - II UNIDADE
1) Leia atentamente, o texto abaixo e responda as questões seguintes:
Sou pretinho... pretinho
De uma perna só
Uso gorro vermelhinho
E cachimbo de cipó
Faço cada traquinagem
Sou esperto somo eu só...
Eu sou o Saci Pererê.
a) Duas palavras com três sílabas;
_________________________________________________________________________________________________________
b) Dois substantivos comuns;
_________________________________________________________________________________________________________
c) Um substantivo próprio;
____________________________________________________________________________________________________________
d) Dois substantivos derivados;
_________________________________________________________________________________________________________
e) Dois substantivos primitivos.
_________________________________________________________________________________________________________
2) Leia as palavras abaixo e, complete com N ou M.
Ta___bor E___pada
Cria___ça Bo___ba
Pla___ta Lâ___pada
Espo__ja Ma___ga
3) Dê o plural dos substantivos abaixo;
Casa_____________________________
Cama ____________________________
Mala _____________________________
Escolar ___________________________
Chafariz___________________________
Balão_____________________________
4) Reescreva as frases colocando – as no masculino;
a) A garota é estudiosa e inteligente.
______________________________________________________________________________________________________
b) A vaca amanheceu morta.
______________________________________________________________________________________________________
c) A galinha correu com medo da cachorra.
______________________________________________________________________________________________________
d) A porca comeu o brinquedo da menina
_____________________________________________________________________________________________¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬-_________
5) Leia com atenção as palavras abaixo e, em seguida complete com R ou RR.
Ca_____o Cama___ote
Ape__to C___iança
Ve___de Ca_____oça
___amalhete Go___ila
___iacho Ama___go
AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM – LÍNGUA PORTUGUESA – 3º ANO - II UNIDADE
AMOR ANTIGO
(Sylvia Orthof)
Ali, no escuro
por cima do muro,
no alto da torre,
morava a princesa
da trança de prata,
da face da lua.
Ali, no canteiro,
morava a roseira,
da rosa primeira
dos contos em flor.
Chegando de longe,
de outro reinado,
um moço montado,
no seu alazão.
Subiu pela trança,
beijou a princesa...
No céu , uma estrela
virou coração.
Compreendendo o texto
1) Leia o texto com bastante atenção e responda:
a) Onde morava a princesa?
__________________________________________________________________________
b) Como era a princesa?
__________________________________________________________________________
c) Quem veio de longe?
__________________________________________________________________________
d) O que ele fez?
__________________________________________________________________________
Parte Gramatical
2) Leia atentamente o texto e responda:
a) Três substantivos comuns;
__________________________________________________________________________
b) Dois substantivos abstratos;
__________________________________________________________________________
c) Dois substantivos derivados;
__________________________________________________________________________
d) Três substantivos derivados;
__________________________________________________________________________
e) Três substantivos primitivos.
__________________________________________________________________________
3) Leia as palavras abaixo e, complete com S ou Z:
Te___oura pesqui___a
De___enho triste____a
Prince___a pro_____a
An____ol pre__ado
4) Passe as frases abaixo para o masculino:
a) A mãe é bondosa e carinhosa.
__________________________________________________________________________
b) A gata é não feia, mas é brava.
__________________________________________________________________________
c) A aluna é comportada e educada
__________________________________________________________________________
5) Coloque no plural as palavras abaixo:
Amor _______________________________
Anzol_______________________________
Coração____________________________
Estudante__________________________
AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM – LÍNGUA PORTUGUESA – 3ª SÉRIE - II UNIDADE
Pai Francisco
Pai Francisco entrou na roda,
Tocando seu violão
Ta - ram- ram – tão- tão.
Vem de lá seu delegado,
Pai Francisco foi para prisão.
Como ele vem
Todo requebrado
Parece um boneco
Desengonçado.
ENTENDENDO O TEXTO
1. Qual o titulo do texto?
__________________________________________________________________
2. Reescreva as duas primeiras linhas do texto?
__________________________________________________________________
3. Quem é a personagem principal do texto?
__________________________________________________________________
GRAMÁTICA
1. Leia as palavras abaixo atentamente e, responda a seguir:
Rede – rato - roscka – carruagem – roda – vender – rede – aranha – pintor
a. o R no início da palavra;
___________________________________________________________________________________________________
b. o R no meio da palavra;
______________________________________________________________________________________________________
c. o R no final da palavra.
______________________________________________________________________________________________________
¬¬¬¬¬¬¬¬¬
2. Volte lá no texto, releia – o atentamente e responda a seguir:
a. Um substantivo próprio;
__________________________________
b. Dois substantivos comuns;
____________________________________________________________________
c. Duas palavras com três sílabas.
____________________________________________________________________
3. Dê o feminino das palavras abaixo:
Home______________
Rei_________________
Professor____________
Irmão_______________
Tio_______________
4. Dê o substantivo coletivo das palavras abaixo.
Alfabeto ___________________________
Vara ______________________________
Cardume___________________________
Quadrilha__________________________
5. Dê o Aumentativo das seguintes palavras:
gato_____________________________
nariz______________________________
fogo______________________________
bola¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬-______________________________
AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM – MATEMÁTICA 3ª SÉRIE – II UNIDADE
1. “Os romanos usavam – se de símbolos para representar os números.” Com base, na afirmação, represente – os abaixo:
10_______________13______________
11_______________19______________
7________________20______________
5________________ 15______________
2. Conforme modelo, escreva por extenso os números ordinais abaixo:
13º décimo terceiro 3º______________
11º _____________ 1º______________
9º_______________ 7º______________
15º_______________ 8º_____________
3. Complete com par ou ímpar os números seguintes:
18 ______________ 5______________
10_______________14______________
13_______________ 11______________
17________________ 8______________
4. Resolva os problemas a seguir:
a. Numa escola estudam 45 alunos, dos quais 19 são meninas. Quantos são os meninos?
b. Um trem levava 45 passageiros. Numa estação subiram mais 28 passageiros. Quantos passageiros há no trem?
c. Marcos fez 15 exercícios de Matemática e, Marcelo fez 17 exercícios de Geografia. Quantos exercícios eles fizeram juntos?
d. Maria comprou 30 mangas, 20 melancias e 40 laranjas. Quantas frutas ela comprou ao todo?
e. Numa fábrica trabalham 15 funcionários do sexo masculino e 25 funcionários são do sexo feminino. Quantos funcionários trabalham na fábrica?
5. Com base, no modelo, escreva por extenso as medidas de comprimento estudadas:
1,20 m – um metro e vinte centímetros
10,80 m ___________________________
100 Km ___________________________
8,36 m____________________________
35 Km_____________________________
30 Cm____________________________
AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM – MATEMÁTICA - 3º ANO – II UNIDADE
1. “Os romanos usavam – se de símbolos com a finalidade de representar os números.” Partindo dessa afirmativa, represente – os a seguir:
10_______________ 9______________
15_______________ 20______________
17________________ 6______________
2. Conforme exemplo, escreva por extenso os números ordinais abaixo:
10º décimo 12º________________
11º _____________ 15º________________
13º_______________ 19º______________
3. Resolva os problemas a seguir:
a. Um caminhão transporte 501 quilos de arroz, em outro caminhão transporta – se 309 quilos feijão. Quantos quilos de alimentos são transportados pelos dois caminhões?
b. Mamãe gastou R$ 34,00 numa livraria, no supermercado ela gastou R$ 56,00. Quantos ela gastou num total?
d. Vovó foi a feira e comprou 25 goiabas, 10 laranjas e 17 maçãs. Quantas frutas vovó comprou?
e. Em um supermercado trabalham 49 funcionários, 27 são do sexo masculino. Quantos são do sexo feminino?
f. Ana tem 27 anos e Sabrina 19 anos. Quantos anos têm as duas juntas?
4. Observe os números seguintes e, diga se é numero par ou numero impar.
12______________ 9_______________
7_______________ 6_______________
13______________ 1_______________
4_______________ 8________________
AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM – MATEMÁTICA - 2º ANO – II UNIDADE
1. “Os romanos usavam – se de símbolos para representar os números.” Com base na dessa afirmativa, represente – os a seguir:
1_______________ 3______________
5_______________ 4______________
7________________ 10______________
2. Conforme modelo, escreva por extenso os números ordinais abaixo:
1º primeiro 10º________________
7º _____________ 2º________________
3º_______________ 5º________________
3. Represente os seguintes conjuntos:
Vazio
Unitário
Finito
4. Nos números abaixo, escreva par ou impar:
1 ___________________ 7_______________
2___________________ 9_______________
4___________________ 6 _______________
5. Resolva os problemas seguintes:
a. Marcelo tem 10anos e Marcos tem 12 anos. Quantos anos têm os dois juntos?
b. Em minha escola tem 19 alunos matriculados. 08 são meninas. Quantos são os meninos?
c.O pai de Carlos colheu 20 tomates e 10 jilós. Quantos ele colheu ao todo?
Nenhum comentário:
Postar um comentário